Guilherme Monteiro explica sobre os cuidados ao utilizar waders na pescaria.

Muito usual em locais que temos água fria ou gelada, como a Patagônia e boa parte do sul do Brasil, Uruguai e Argentina, os waders são um belo conforto ao pescador.

Macacões, calças com botas, e outros tipos de roupas desse perfil são um conforto a mais para quem quer pescar metido na água, porém é preciso ter muito cuidado ao usá-los.

Os riscos dos waders

O maior risco ao usar waders são os desníveis naturais dos lagos e rios, como buracos, degraus, sangas.  Se a água ultrapassar o limite da borracha, irá muito rapidamente encher, fazendo muito peso junto ao corpo do pescador.

Tal descuido pode ser fatal se o desnível tiver uma profundidade maior que a altura do pescador, pois é praticamente impossível conseguir nadar com o peso da água dentro dessas roupas.

Como posso usar wader com segurança?

Guilherme Monteiro pescando com wader.

Uma dica importante é nunca caminhar rápido quando se estiver vestindo um wader e procurar ir tateando somente com um pé à frente, para garantir que não há degraus ou buracos.  

Importante também sempre estar junto de outra pessoa, pois assim, em caso de acidente, terá alguma ajuda imediata, até para poder despir a roupa.

Lembre-se, tome muito cuidado caso não conheça bem o local. Os riscos, embora pareçam pequenos, são bem altos.

Texto: Guilherme Monteiro (Colaborador da Revista Pesca & Companhia e Pro Team Pesca Pinheiros)

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *