Pescar à noite embarcado é muito bom, porém exige mais cuidados e atenção. Por isso, separei 10 dicas para sua segurança.
Pescar à noite com segurança
- Conheça bem o ponto escolhido para pescar. Apoite ainda durante o dia, com a luz do sol, isso facilitará sua vida.
- Leve para o barco mais de um equipamento de luz, abuse das lanternas, porque se uma falhar, você não terá problemas. Leve também pilhas e baterias extras.
- Use tralha mais reforçada. Não ter visão fará com que você use mais força e isso exigirá bastante do seu equipamento.
- Colete salva-vidas é fundamental, os riscos da pesca noturna são maiores sempre.
- Organize sua tralha antes. Durante a noite, além de não se enxergar bem, é fundamental fazer pouco barulho. Deixando tudo pronto antes, você evita ficar fazendo ruídos dentro do barco.
- Durante a noite a maior parte dos animais está mais ativa, em especial os predadores. Leve isso em consideração ao escolher o ponto de soltar a poita, não fique próximo à barranca e tome cuidado com os jacarés ao embarcar os peixes.
- Deixe pequenas tarefas, como iscar, para o seu guia, isso agilizará mais a pesca, além de evitar pequenos acidentes. Leve em conta a experiência dele.
- O uso de repelentes pode ser necessário, tome cuidado para não contaminar as iscas com as mãos, isso afastará os peixes.
- Evite beber o dia que for escolhido para pescar a noite. Já é uma tarefa bem mais complicada e, com a bebida, os riscos de qualquer desatenção sempre serão maiores.
- Além dos poções, um local sempre interessante são as pontas de praia onde formam-se drop offs naturais, os peixes adoram caçar nestes locais.
Boas fisgadas na sua pesca à noite.
Texto: Guilherme Monteiro (Colaborador da Revista Pesca & Companhia e Pro Team Pesca Pinheiros)