Pesca noturna - peixe sendo devolvido para a água.

Pesca noturna é muito bom, porém é necessário estarmos atentos às questões de segurança, pois os riscos são bem maiores ao pescador e todo o cuidado para evitar acidentes é pouco.

Ao decidir por fazer uma pesca noturna, devemos iniciar um planejamento com antecedência, desde a organização do barco, já deixando as coisas prontas para a saída.

Planejamento é fundamental na pesca noturna

Tudo que o pescador vai necessitar tem que estar de fácil acesso antes de escurecer. Assim evita-se a bagunça, e o fato de não termos a luz do dia dificultará tudo neste sentido.

Opte também por levar menos tralha, otimizando a organização do barco. Na véspera já organize seus anzóis e iscas, isso facilitará muito o trabalho.

Cuidados de segurança devem ser redobrados, nunca deixe de usar o colete salva-vidas e leve uma boa quantidade de itens de iluminação. Não deixe de colocar pilhas e baterias reserva no kit.

Fique atento ao lugar de soltar a poita. Evite ancorar muito próximo às margens, principalmente em locais com a possibilidade de predadores como onças e jacarés. É prudente, durante o dia, já estabelecer onde parar e também conhecer os locais ou levar alguma pessoa que conheça.

Outra coisa que importante de observar é a condição que o porto escolhido tem para o momento da briga. Dependendo do peixe alvo, podemos ter de soltar o barco e ainda é necessário analisar se ali existe enrosco. Tais cuidados ajudam na efetividade da pescaria: de nada adianta fisgar um bitelo se não tiver condições de embarcá-lo.

 Pesca noturna - peixe sendo devolvido para a água.

É importante alguém saber onde estamos…

Ou ainda, não irmos para o ponto sozinhos. Assim, em caso de algum problema, teremos outro barco para nos auxiliar, ou mesmo para ir atrás de nós.

Às vezes um simples afogamento de motor pode complicar as coisas, principalmente à noite. Se estiver em uma pousada, combine sua saída, deixando uma previsão de horário de retorno e até mesmo a sua localização.

Também é prudente, caso tenha somente um barco na expedição, que os pescadores optem por subir o rio ao invés de descer. Isso facilitará em caso de alguma pane no motor.

Com tudo organizado e as questões de segurança resolvidas, a pesca noturna é uma ótima pedida. À noite o clima é mais agradável em locais de muito calor e podemos realizar uma bela pescaria.

Não esqueçam de evitar ruídos e barulho excessivo no barco, pois a sensibilidade é maior quando escurece. Leve repelente de insetos, roupas adequadas e tenha ótimas e emocionantes fisgadas durante sua noite de pesca.

 

Texto: Guilherme Monteiro (Colaborador da Revista Pesca & Companhia e Pro Team Pesca Pinheiros)

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *