Um tema que gera muita controvérsia entre os pescadores é o uso de uma cabo de aço como líder, o que divide as opiniões em relação ao uso do mesmo. Para pescar peixes com dentição forte, como os dourados e as traíras, eu defendo o uso sempre deste tipo de material.

Embora o uso de um cabo pequeno faça com que a apresentação da isca se dê e forma menos natural que se estivéssemos usando apenas um líder de fluor, por exemplo, acredito que o risco de não usar seja um problema ainda maior, pois além de termos a possibilidade de perder o peixe, podemos deixar uma isca na sua boca, o que provavelmente levará o animal a morte.

O que nos faz ter essa certeza, são os muitos anos de experiência em se tratando de predadores com boca óssea, e forte dentição, como as Hoplias e os Salminus, já tendo presenciado muitas situações assim, e muitas vezes, mesmo usando um cabo de aço o peixe consegue estourar a linha, pois além de tudo são peixes que costumam pular na tentativa de se livrarem da isca, e nesse movimento eles acabam fazendo com que os dentes consigam chegar na linha, a rebentando na hora. Outra conclusão é que , mesmo perdendo um pouco da apresentação da isca, essa diferença não será absurda no caso destes peixes, diferentemente de pescar tucunarés por exemplo, um peixe bem mais manhoso, no qual necessitamos uma apresentação muito mais limpa e natural. Calculando os riscos e benefícios é que afirmo que sempre devemos usar o cabo de aço nestes casos, podendo ser entre 20 e 30 cms de comprimento, com uma libragem de 30 a 40 libras, para as traíras, aumentando o tamanho e a resistência para a pesca de dourados, principalmente nas modalidades de isca natural e trolling, recomendando cabos de até 80 libras, com tamanho de 50 cms ou mais.

Não arrisque suas iscas, nem mesmo arrisque matar um peixe destes, use sempre o cabo de aço nestas situações, e bos fisgadas.

 

Texto: Guilherme Monteiro (Colaborador da Revista Pesca & Companhia e Pro Team Pesca Pinheiros)



Já ouviu falar do Clube de Vantagens do Pescador?

Clique aqui e conheça os nossos planos, é imperdível!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *