Guilherme Monteiro sentado no barco segurando um grande Surubim. Confira no blog da Pesca Pinheiros qual é a melhor hora para pescar no inverno!

Não se pesca durante o frio? Essa é uma pergunta muito frequente entre todos os pescadores que vivem nas regiões do Brasil onde ocorrem mudanças climáticas mais severas com o final do verão.

Este mito, aos poucos, vem sendo enfrentado, uma vez que o frio não interrompe a atividade predatória, somente a modifica. A verdade é que ele espanta mais os pescadores do que os peixes, por assim dizer. Evidentemente que as condições de pesca não serão as mesmas, assim como a forma, as técnicas e a melhor hora para pescar bons exemplares.

Dando início ao nosso especial inverno no blog da Pesca Pinheiros, hoje vamos falar sobre o horário.

 

Qual é a melhor hora para pescar no inverno?

As maiores quedas de temperatura ocorrem a noite, fazendo com que a água esfrie bastante. Essa situação vai acabar influenciando a pescaria com iscas artificiais, alterando os horários de pico de atividade alimentar de uma grande quantidade de peixes.

Os começos de manhã acabam sendo menos produtivos por isso, uma vez que a água começa a sentir alguma mudança na temperatura só com a proximidade do meio dia, onde temos a temperatura mais elevada.

Em regiões mais ao sul, essas diferenças são mais abruptas, chegando a oscilar em algumas ocasiões cerca de vinte graus entre a mínima e a máxima do dia.

O efeito disso na água é perceptível também para os predadores, que acabam por se movimentarem mais durante o horário mais quente. Pescar entre as 11 horas e as 16 horas, portanto pode ser um grande acerto.

 

Não adianta só saber a melhor hora para pescar, faça a análise do todo

Temos que considerar sempre o todo, analisando o entorno da nossa pescaria, os dias anteriores e as condições que se mostrarão para encararmos o que vier.

É bastante comum, durante o outono e o inverno, termos alguns dias mais quentes, com as correntes que vem do norte do país trazendo esse calor. Aposte nesses dias, os peixes também sentem isso e vão aproveitar para se alimentarem mais.

Essas brechas podem surpreender até mesmo os mais céticos em relação ao frio, pois é possível termos belos dias de pesca nestas oportunidades.

 

Texto: Guilherme Monteiro (Colaborador da Revista Pesca & Companhia e Pro Team Pesca Pinheiros)

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *