Guilherme Monteiro com Tucunaré. Veja os 10 melhores lugares para pescar Tucunaré no blog da Pesca Pinheiros!

O Tucunaré é o mais desejado pelos pescadores esportivos, desde os azuis, abundantes em lagos e represas hidrelétricas do centro do Brasil, até os sonhados Açús amazônicos, os maiores em tamanho e força.

Deixamos aqui dez lugares para pescar Tucunaré. Faça as malas, junte a sua tralha e vá atrás do seu tucuna.

Confira lugares para pescar Tucunaré

Guilherme Monteiro com Tucunaré. Veja os 10 melhores lugares para pescar Tucunaré no blog da Pesca Pinheiros!

1. Alto Rio Negro

Esse é o local mais famoso para você encontrar o Tucunaré Açu.

O Negro e seus afluentes oferecem centenas de opções de pontos de pesca e as mais diversas operações, desde hotéis, pousadas, barcos-hotel, até mesmo opções de acampamentos avançados em meio à selva.

Algumas cidades se tornaram famosas pela pesca esportiva, como Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro, no Estado do Amazonas. Sem dúvida o Negro é o sonho de todos que buscam o Tucunaré.

2. Lago do Peixe Angelical

No estado do Tocantins, hoje é um dos principais pontos de pesca do Tucunaré Azul, com a presença de enormes peixes que ultrapassam facilmente os 60 cm. O Lago possui estrutura de recepção para todos os gostos e grandes quantidades de cardumes.

3. Xingú e seus afluentes

O majestoso Xingú, junto com seus afluentes, é o lar de um dos mais fortes tucunarés, o Cichla melaniae. Um amarelão que habita tanto lagos quanto águas mais rápidas dos rios. É uma ótima pedida para os amantes da espécie, esse é um peixe muito veloz e forte.

4. Rio Guaporé (curso do Amazonas)

De uma beleza rara, o Guaporé é o lar de um dos mais belos Tucunarés, o Pitanga. De coloração forte alaranjada, o peixe acompanha o cenário deslumbrante e parece mais uma pintura da natureza. Atinge ótimos tamanhos e é também muito forte.

Gosta de lagos e baías. A melhor época para encontrar abundância é durante a seca, com o rio mais baixo.

5. Serra da Mesa (Goiás)

O lago da Serra da Mesa já foi um dos mais famosos lugares para pescar Tucunaré Azul.

Embora tenha sofrido com a pressão de pesca, é ainda um belo reservatório para encontrar grandes azulões.

Leis mais severas e fiscalização intensa prometem devolver a Serra da Mesa para o roteiro nacional.

6. Arredores de Manaus

Nos arredores de Manaus existe uma grande quantidade de opções de pesca mais barata, sem a necessidade de um translado mais logo desde a capital do Amazonas.

Juma, Uatumã, Abacaxis, Urubu, entre outros rios, são apenas algumas das opções que você pode encontrar além de quantidade de peixes, algum grande Tucunão.

A preservação de determinados pontos está trazendo ótimos resultados.

7. Colômbia

Na Amazônia colombiana hoje encontramos verdadeiros paraísos para a pesca dos gigantes Tucunarés Açú. Rios como o Matavem, Tomo e alguns outros ainda pouco conhecidos aqui no Brasil abrigam exemplares enormes.

A preservação destes pontos e toda a nova realidade do país estão atraindo centenas de aficionados pela espécie.

8. Três Marias

A hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, também tem se destacado pela presença de grandes exemplares de Tucunaré Azul. Um ponto de pesca bastante promissor, onde podemos encontrar exemplares que também passam dos 60 cm.

9. Pará

O estado do Pará oferece diversos lugares para pescar Tucunaré, com inúmeras possibilidades de rios.

O Pará possui também diversidade de espécies, algumas raras, como o Tucunaré Fogo no São Benedito, o Vazzoleri, no Trombetas, e uma grande gama de possibilidades. Esse é um dos estados mais promissores para a pesca esportiva.

10. Lago de Itaipu

A grande hidrelétrica também é um local para pescarmos os tucunas azuis e amarelos. A amplitude das suas águas é um diferencial que ajuda a proliferação dos peixes.

Uma opção boa de pesca mais ao sul do país.

 

Boas fisgadas!

Texto: Guilherme Monteiro (Colaborador da Revista Pesca & Companhia e Pro Team Pesca Pinheiros)

 


Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *