Equipamentos de pesca citados por Guilherme Monteiro durante o texto.

As iscas, naturalmente, fazem parte dos equipamentos de pesca mais importantes para qualquer pescador. Para que nossas iscas mimosas tenham uma maior durabilidade, é preciso estabelecermos alguns cuidados preventivos, seja para melhor conservação delas ou mesmo visando um melhor rendimento.

Equipamentos de pesca citados por Guilherme Monteiro durante o texto.

 

Manutenção destes equipamentos de pesca

 

Para cada tipo de isca vamos ter um macete próprio para ajudar na sua conservação.

Muitas vezes devemos prestar atenção no armazenamento, e aí que podemos vacilar e o resultado pode ser trágico.

Lavar as iscas após o uso é uma dica universal, embora seja bem mais necessário após o uso em água salgada. Lave e deixe secar na sombra, isso irá ajudar a mantê-las em melhor estado sempre.

 

Manutenção de iscas tipo soft

 

Para as iscas do tipo soft eu recomendo o uso do spray da Monster 3X Magic Lures, um silicato que ajuda a mantê-las sempre brilhando, evitando o ressecamento.

É importante não as misturarmos com outras iscas, pois muitas vezes a reação química pode causar um dano grave. Mantenha em caixas separadas, inclusive separando as marcas, isso vai fazer com que elas fiquem mais seguras e duráveis.

 

Manutenção de frogs

 

Os frogs e similares de borracha, geralmente usados com sistema anti-enrosco, também precisam de atenção na hora de armazenar e, para tanto, nada melhor que usar um talco.

Lave as iscas e deixe secar bem na sombra. Depois disso, coloque talco, podendo ser o talco comum mesmo. Isso aumentará bastante a vida útil delas.

Outra dica para fazer reparos nestas iscas é a utilização da cola para tubos e conexões Aquaterm, da Tigre. Você conseguirá remendar e aumentar a vida útil delas. Para quebrar um galho no local da pescaria pode até mesmo ser uma cola super bonder.

 

Manutenção de plugs

 

Já nos plugs, seguimos com a mesma regra universal: lavar bem após o uso.

Para conservação e limpeza, eu recomendo o WD-40, um produto multiuso que vai ajudar bastante a evitar a umidade e a ferrugem.

Em algumas iscas é preciso estarmos atentos e substituirmos os split rings, ou mesmo as garatéias, pois de acordo com o uso que pretendemos, os materiais originais podem não ser suficientes e trocá-los por algo mais forte se faz necessário.

Para evitar arranhões, use uma pequena borrachinha para unir as garateias ao guardar em caixas, isso evita o enredo entre elas e aumenta sua vida útil.

Não as esqueça jamais dentro da caixa sob o sol forte, pois o aumento da temperatura pode fazer com que inflem, ficando totalmente inutilizadas, cena bastante comum na Amazônia. Se não tiver uma sombra, coloque uma toalha ou mesmo um pano molhado por cima.

 

Fiquem atentos, e lembrem-se que quem cuida melhor dos seus equipamentos de pesca, por mais tempo os utiliza, e ainda consegue um melhor resultado.

Siga nossa dica e tenha ótimas fisgadas.

Texto: Guilherme Monteiro (Colaborador da Revista Pesca & Companhia e Pro Team Pesca Pinheiros)

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *