Quando vamos pescar na bacia amazônica, em muitos pontos a condição natural nos oferece uma variedade de espécies para nos divertirmos. Mesmo quando o nosso alvo é específico, alguns atores coadjuvantes podem completar a nossa pescaria, a passando para um outro nível.

Esse é o caso das Bicudas, peixe muito veloz e hidrodinâmico, um predador extremamente esportivo, que muitas vezes pode nos trazer tanta emoção, embora na maioria dos casos, não seja o nosso alvo principal de uma jornada.

As Bicudas tem preferência por águas rápidas e corredeiras, e sua velocidade característica nos faz ter que trabalhar bem rápido as nossas iscas, pois é inerente ao seu comportamento. É um peixe maluco, capaz de atacar ao lado do barco, e as vezes se bater contra, tal sua voracidade. Sua velocidade nos faz comparar o peixe a uma flecha dentro d’água, nos surpreendendo com seus ataques.

A preferência das bicudas são plugs de meia água do tipo minnow, mas é possível pescá-las com uma grande variedade de iscas, desde a superfície, até mesmo cranks e jigs de fundo. Pauleiras são ótimos pontos de caça para esta espécie, assim como pedrais, é possível visualizarmos onde a água é mais rápida, e em meio a árvores caídas e pedras podemos encontrar cardumes de bicudas caçando. Além de rápidas, pulam muito, e o formato de sua boca faz com que seja muito comum escaparem após fisgadas. Uma dica é substituir a garatéia de trás por um anzol fino, o que dificultará a escapada do peixe.

Embora toda a sua maluquice e voracidade, esse peixe é um dos mais frágeis que conheço, portanto não devemos demorar ao manuseá-lo, tratando de reoxigenar-lo bem antes de soltar. Assim evitamos matar ao fotografa-lo, podendo voltar a dar alegrias a outros pescadores. As bacias do Xingu, do Tocantins e do Telles Pires são ótimos pontos para pescarmos as grandes bicudas, um peixe que tem preferência por água límpida e rápida, e os grandes exemplares podem chegar a 7 kg, e sua coloração passa a ser amarelada a partir de um determinado tamanho.

 

Texto: Guilherme Monteiro (Colaborador da Revista Pesca & Companhia e Pro Team Pesca Pinheiros)


Já ouviu falar do Clube de Vantagens do Pescador?

Clique aqui e conheça os nossos planos, é imperdível!

 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *