Objeto de polêmica mais recente, o uso de alicate de contenção do tipo “boga”, tem divido opiniões entre os pescadores.

Ultimamente é crescente a prática de manusear os peixes com as mãos, pegando o animal pelo opérculo, ao invés de usar um alicate apropriado para tanto. Eu, particularmente sou totalmente contrário ao manuseio manual na maioria das espécies, principalmente em tratando-se de iscas artificiais com garatéias.

Evidentemente que devemos tomar o máximo de cuidado com a saúde dos exemplares que capturamos, mas nunca devemos nos esquecer na nossa própria segurança, que ao meu ver, virá sempre em primeiro lugar. O uso de um alicate de contenção é a garantia dessa segurança, pois assim mantemos uma distância apropriada das garatéias da iscas, podendo retirar a isca da boca do peixe com maior tranquilidade e segurança.

Mesmo peixes que não possuem boca óssea e com dentição, como os tucunarés, devemos ter o mesmo cuidado, principalmente com o uso de plugs, pois o peixe ao se sacudir na tentativa de se livrar da isca pode facilmente devolver uma garatéia na mão do pescador, e esse tipo de acidente pode acabar com uma jornada de pesca.

Muitas vezes estamos longe de qualquer tipo de socorro, e o descuido numa situação dessas vai nos causar uma lembrança muito dolorida. A crescente entre alguns pescadores da mídia de manusear o peixe pelo opérculo é um grande risco aos menos experientes, pois é preciso se ter muita prática para fazer isso com segurança.

O pescador que não possui a mesma prática, pode ao ver esses exemplos, pensar que é simples, e assim estar flertando com a sorte, arriscando bastante um possível acidente. Outra situação que observo a respeito dessa prática, é que, mesmo os mais experientes podem facilmente ter contato com as mãos nas guelras do peixe, expondo o animal a várias bactérias, o que também é um grande risco a saúde do exemplar.

Utilizando o boga da forma correta, vamos minimizar os riscos de acidente, e também de lesão ao peixe, portanto na relação de riscos é, ao meu ver a melhor solução, usar sempre o alicate de contenção, pois sua segurança em primeiro lugar sempre.

Texto: Guilherme Monteiro (Colaborador da Revista Pesca & Companhia e Pro Team Pesca Pinheiros)

 


 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *